25 Nov 22 Um balanço de equipa sobre a Moldplas 2022
Como não poderia deixar de ser, a SINMETRO esteve presente, pelo segundo ano consecutivo, na feira de referência na área industrial dos moldes e plásticos em Portugal, a Moldplas. Entre os dias 9 e 12 de novembro, os nossos consultores especialistas estiveram no Centro de Exposições Exposalão, na Batalha, com os nossos parceiros alemães IKOffice GmbH. Este é o nosso balanço de equipa sobre a Moldplás 2022.
Vários eram os motivos e as expectativas de quem visitava a Moldplas 2022. Na edição anterior, a feira atingiu números expressivos dos quais se destacam a participação de 200 empresas expositoras, 1000 marcas representadas e 18.000 visitantes. Nesse sentido, esta era novamente uma oportunidade para se apresentarem novas propostas e inovações na área da otimização e da modernização ao setor dos moldes e plásticos. Mais do que serem apresentadas novas soluções, a Moldplas é já um símbolo de contacto, partilha e intercâmbio de ideias entre as empresas e o mercado.
Em parceria com o IKOffice GmbH, montámos o stand 2B14 à imagem do nosso Sistema ACCEPT – Quality Control Solutions. Na imagem abaixo, está o resultado de meses de preparação. Foi precisamente ali que apresentámos as soluções ACCEPT, que permitem reduções significativas de custos e desperdícios, assegurando a eficiência operacional e um fluxo contínuo de dados, e a nossa metodologia de trabalho no desenvolvimento estratégico e operacional de projetos de Inovação Organizacional e Produtiva, I&D, I&DT, Digitalização, Reengenharia e Melhoria Contínua de Processos.
No segundo dia da feira, dia 10, celebrava-se o Dia Mundial da Qualidade. Nas nossas redes sociais, desafiámos todos os seguidores a irem ao nosso encontro para falarmos pessoalmente sobre como melhorar os resultados da qualidade industrial, enquanto desfrutávamos de um café.
“Houve muitas visitas de estudo nos dias de semana, que, apesar de não serem o nosso público-alvo, davam muita vida e movimento aos corredores da Moldplas 2022. E pediam muitos brindes! 😃”, começou por partilhar Gonçalo Martins, Product Manager do Software ACCEPT e Partner da SINMETRO.
Toda a equipa referiu que foi muito importante e reconfortante termos a visita de atuais clientes, uma vez que nos permitiu privar de forma mais próxima, fortalecer laços, e construir pontes para novos projetos. A presença dos nossos parceiros IKOffice GmbH, que construíram uma poderosa solução para o planeamento e gestão da produção de moldes, gerou sempre muita curiosidade e interesse em vários visitantes.
Para o Nelson Santos, Business Developer, “é sempre um prazer voltar à Moldplas e reforçar a nossa presença no seio da indústria dos moldes e plásticos. Foi novamente uma experiência positiva pelo contato com clientes atuais, cujos projetos estão em fase de desenvolvimento, potenciais clientes e parceiros”.
À semelhança da edição anterior, estivemos com muitos visitantes interessados no nosso Sistema ACCEPT – Quality Control Solutions, que partilharam as suas ideias e desafios para a melhoria dos processos de empresas que estão numa fase inicial da transformação digital, e notou-se um crescimento relativo às preocupações de eficiência energética. “Tipicamente, a preocupação na área da monitorização das máquinas era muito voltada para a eficiência operacional, e devido ao contexto atual, a questão do controlo dos custos energéticos foi um assunto prioritário”, referiram Gonçalo Martins e o nosso Consultor Sénior Rui Silva.
Cristina Barros, CEO da SINMETRO, destaca a importância e a relação dos custos energéticos com a descarbonização da Indústria. “Sendo a transição para a descarbonização hoje uma prioridade para muitas empresas, que compartilham o desígnio de assegurar o cumprimento dos objetivos estabelecidos para a neutralidade carbónica, e face aos sucessivos aumentos dos preços da energia, estamos, neste momento, a dedicar parte da nossa investigação ao controlo e eficiência dos consumos energéticos provenientes de combustíveis, mix de combustíveis e biomassa, em contextos como as empresas consumidoras intensivas de energia”.
E houve espaço e tempo para uma experiência nova e muito positiva nesta edição. “Foi o facto de contactarmos com outros expositores que se disponibilizaram a ajudar a implementar, de forma mais eficiente e rápida, o nosso produto, dando suporte em áreas que não dominamos, como são o caso da robótica, eletrónica e automação”, destacou o Ricardo Gonçalves, Gestor de Sistemas de Informação.
Em suma, abriram-se várias oportunidades de negócio para trabalharmos nos próximos tempos. Agradecemos, com muito carinho, todos os momentos, visitas, partilhas e ideias que marcaram tanto estes quatro dias como o nosso balanço de equipa sobre a Moldplas 2022 . Sorrimos com os olhos e isso só acontece quando trabalhamos com alegria, dedicação e profissionalismo. Despedimo-nos com a alegria da nossa equipa e dos nossos parceiros IKOffice GmbH.
Permita-nos ajudá-lo a passar do plano ao financiamento.
Esclareça dúvidas e solicite informações adicionais agora mesmo aos nossos consultores especialistas.