O que é a consultoria tecnológica?

‘Mais do que ferramentas’: A importância da consultoria tecnológica nas empresas

O tecido empresarial testemunha mudanças rápidas e disruptivas, promovendo o desvanecimento de fronteiras entre as indústrias impulsionadas pela interconectividade global e pela omnipresença da tecnologia. Este ecossistema dinâmico e complexo pede às empresas uma capacidade de adaptabilidade, eficiência e inovação, mas também métodos técnicos que vão além da implementação de ferramentas, de forma a manterem-se competitivas no mercado. Neste artigo, vai conhecer o que é, para que serve e a importância da consultoria tecnológica nas empresas.

O que é a consultoria tecnológica? 

A consultoria tecnológica é um serviço especializado que não se limita a prestar serviços de implementação de novas ferramentas ou sistemas. As consultoras disponibilizam às empresas orientação e expertise para adotar, implementar e aproveitar estrategicamente as soluções de tecnologia de acordo com os seus objetivos. 

Com o propósito de garantir que essas tecnologias serão utilizadas de forma eficaz para impulsionar o crescimento, melhorar a eficiência operacional e enfrentar os desafios industriais (como a redução de custos e desperdícios ou aumentar a segurança cibernética), a consultoria analisa holística e minuciosamente os processos internos, a cultura organizacional e os desafios específicos que cada empresa enfrenta. 

Resposta aos desafios quotidianos 

As empresas deparam-se com desafios complexos que parecem insuperáveis, sendo precisamente aqui que a consultoria tecnológica entra em cena. Atua como um guia experiente que ajuda a fracionar os desafios em partes trabalháveis.  

Por exemplo, muitas empresas possuem legacy systems que são sistemas incompatíveis com as tecnologias mais recentes ou com outras plataformas. Apesar de representarem softwares e/ou hardwares desatualizados que ainda cumprem as necessidades para as quais foram originalmente projetados, a verdade é que não permitem um crescimento produtivo sustentável ao longo do tempo. Por outro lado, a sua integração pode ser um desafio devido à complexidade técnica e ao seu potencial de interromper os processos produtivos. 

Nesse caso, a consultoria tecnológica trabalha para desenvolver estratégias de integração, identificando soluções de middleware, APIs (Interfaces de Programação de Aplicação) e outras abordagens que permitam a interoperabilidade entre sistemas diferentes, melhorando a eficiência e a comunicação dentro da organização. 

A transformação digital é outro exemplo bastante comum onde a consultoria costuma atuar. A sua transversalidade a várias áreas e departamentos dentro das empresas implica a construção de estratégias globais de Indústria 4.0 enquanto soluções personalizadas e orientadas para o futuro.  

Neste âmbito, a consultoria auxilia as empresas a conduzirem essa transformação de maneira holística, coordenando a adoção de tecnologias, a automatização de processos e a mudança cultural e organizacional necessária para garantir que a digitalização é bem-sucedida e que os benefícios são maximizados. 

A jornada da consultoria tecnológica resumida em 9 pontos

A jornada da consultoria tecnológica resumida em 9 pontos 

Conheça agora as áreas onde a consultoria tecnológica costuma auxiliar as empresas. 

    1. Identificação de oportunidades e desafios tecnológicos

A consultoria tecnológica ajuda as empresas a identificarem as oportunidades mais económicas e eficientes oferecidas pelas tecnologias emergentes, bem como as ameaças associadas a certas mudanças. Ela ajuda as empresas a compreenderem as tendências do mercado e a adotarem abordagens proativas para manter ou alcançar a vantagem competitiva. 

    1. Estratégia de implementação

A consultoria tecnológica trabalha na criação de uma estratégia bem pensada para a adoção de tecnologias. Isso inclui identificar quais são as tecnologias mais adequadas para as necessidades da empresa ou conceber a solução à medida, implementá-las de maneira eficaz e garantir que se integram perfeitamente com os processos de produção existentes, quando tal é possível. 

    1. Otimização de processos

Ao analisar os processos internos, a consultoria tecnológica ajuda as empresas a identificarem áreas onde as tecnologias podem ser aplicadas para otimizar e automatizar tarefas e processos. Como resultado, as empresas obtêm uma maior eficiência operacional, redução de custos e melhoria da qualidade dos produtos ou serviços. 

    1. Inovação contínua

A consultoria tecnológica promove uma cultura de inovação ao apresentar novas perspetivas e abordagens. Ela incentiva as empresas a experimentarem novas soluções tecnológicas que as possam distinguir da concorrência em termos de produção, criação ou mesmo desenvolvimento de produtos e interação com os clientes e fornecedores. 

    1. Adaptação à mudança

A consultoria tecnológica é essencial num contexto onde as tecnologias estão em constante evolução. Ajuda as empresas a adaptarem-se rapidamente, evitando a obsolescência e garantindo que permanecem relevantes no mercado.

    1. Tomada de decisão baseada em dados

Ao fornecer informações detalhadas e análises sobre as implicações de diferentes tecnologias e abordagens de produção, a consultoria tecnológica capacita os líderes e gestores empresariais a tomar decisões informadas que influenciam o futuro das empresas. 

    1. Redução de riscos

A consultoria tecnológica ajuda a minimizar os riscos, identificando possíveis obstáculos e fornecendo soluções antecipadas para os desafios que possam surgir durante a implementação e a utilização de tecnologias e de abordagens. Por norma, as consultoras têm uma considerável e diversificada experiência acumulada, o que reduz os erros na definição e implementação de estratégias.

    1. Capacitação de líderes e equipas

Considerando a resistência à mudança como um denominador comum a muitas empresas, a consultoria tecnológica capacita os líderes e as equipas a adotar, de forma eficaz, as tecnologias, enquanto cria um ambiente de aprendizagem e colaboração contínua. Pretende-se que todos os colaboradores fiquem confortáveis com as mudanças e aptos a operar as novas tecnologias e abordagens com eficiência e confiança. 

    1. Manutenção e atualização

A consultoria tecnológica presta, ainda, um serviço próximo de acompanhamento aos projetos, procurando esclarecer dúvidas, monitorizar a evolução da empresa e equipas, bem como apoiar e executar a manutenção de processos, tecnologias, e sistemas, em prol de uma cultura de melhoria contínua. 

Notas finais 

Este artigo mostra como a consultoria tecnológica pode ser a bússola que orienta as empresas pelo labirinto da Indústria 4.0, ajudando-as a aproveitarem todo o potencial das tecnologias de ponta e dos projetos e estratégias em que estão inseridas. 

Ao alinhar tecnologia com metas estratégicas, mitigar riscos e capacitar equipas, as consultoras tornam-se parceiros indispensáveis na busca pela excelência operacional e inovação contínua. No que diz respeito à migração de sistemas para a nuvem, a consultoria tecnológica consegue, por exemplo, garantir uma transição suave sem perda de dados. 

Com mais de duas décadas de experiência e mais de duzentos projetos implementados, a SINMETRO é reconhecida como a parceira de confiança para empresas que têm o desígnio de atingir novos patamares de excelência. Junte-se a nós para criarmos conceitos e estratégias que revolucionam o seu setor industrial.


📩 consultoria@sinmetro.pt