Indústria 4.0

Resposta aos desafios da transformação digital

Indústria 4.0

Resposta aos desafios da transformação digital

Somos o parceiro ideal para aumentar a sua eficiência e competitividade, desenvolvendo estratégias de inovação produtiva e I&D, em resposta aos desafios da transformação digital da 4ª revolução industrial.

A Nossa Metodologia

01

Definimos uma visão.

02

Avaliamos estratégias.

03

Executamos estratégias com eficiência.

04

Procuramos financiamento.

05

Capacitamos pessoas.

Realizamos diagnósticos de Indústria 4.0 e colaboramos com os nossos clientes na definição e implementação de estratégias de digitalização que, tipicamente, conjugam a reengenharia dos processos com recursos às metodologias Lean & 6 Sigma e a integração entre softwares comerciais e aplicações desenvolvidas à medida, para assegurar um fluxo contínuo e rastreável de dados, com geração contínua de conhecimento e de valor para as empresas.

 

A equipa da SINMETRO é o parceiro ideal para a implementação de projetos i4.0, que visam a definição, implementação e financiamento de uma estratégia de digitalização transversal às áreas chave da sua cadeia de valor.

 

Estas estratégias conjugam softwares comerciais e aplicações desenvolvidas à medida que, tipicamente, integram lógicas implícitas do negócio.

 

Consulte o artigo sobre indústria 4.0, Campeões da 4ª Revolução Industrial, e conheça os desafios que se colocam às pessoas e às organizações segundo a nossa CEO Cristina Barros.

Metodologia dos Projetos

01 Diagnóstico

Através de visitas ao “chão de fábrica” e entrevistas com os responsáveis de cada uma das áreas chave, efetuamos um diagnóstico do estado da arte da organização e dos seus processos de negócio, face aos desafios da indústria 4.0.

02 Estratégias de Digitalização

Na sequência do diagnóstico, elaboramos um relatório com a indicação de estratégias a adotar para a transformação digital e o seu enquadramento em sistemas de financiamento à Inovação Produtiva, Qualificação PME ou Investigação & Desenvolvimento (I&D) e ainda do incentivo fiscal SIFIDE.

 

Nesta fase são, tipicamente, analisados aspetos como:

• Visão geral da estratégia de digitalização, incluindo as operações chave da cadeia de valor.

• Equipa (interna e externa, por exemplo, com parceiros estratégicos) a constituir para assegurar a implementação da estratégia de digitalização e respetivo modelo de coordenação e gestão.

• Modelo orgânico de governance da empresa e a arquitetura de processos.

• Mapa de KPIs de modo a assegurar a fiabilidade dos dados.

• Arquitetura tecnológica necessária para suportar a digitalização.

• Estratégia de financiamento.

03 Candidaturas a fontes de financiamento

Num processo “chave na mão”, desenvolvemos candidaturas aos sistemas de incentivo.

04 Implementação da estratégia de digitalização

Redefinição dos processos de negócio e das ferramentas que os suportam, bem como da capacitação das pessoas. No desenvolvimento destes projetos, a equipa da SINMETRO assume o papel chave de execução, coordenação e gestão definindo:

• Plano de implementação e de gestão da estratégia de digitalização.

• Sistemas de informação estratégicos para o negócio e respetivos custos.

• Desenvolvimento de software.

• Instalação, especificação e configuração dos sistemas de informação.

• Regras de integração entre os fornecedores de tecnologia e os sistemas, para assegurar um fluxo contínuo de informação e evitar redundâncias e operações manuais.

• Plano de capacitação das pessoas para trabalhar nos novos processos e respetivos sistemas de suporte, acompanhando as formações específicas dos softwares.

4ª Revolução Industrial

A 4.ª Revolução Industrial implica uma mudança de atitude e a clara perceção que vivemos num mundo global – interligado e radicalmente aberto – onde a única certeza é a incerteza e a fonte adquirida de vantagem competitiva é o conhecimento, estando a informação e as tecnologias acessíveis a todos.

Ignorar esta realidade e bloquear este processo de mudança será certamente um enorme erro.

De notar ainda que, independentemente, da sua dimensão as empresas estão focadas na criação crescente de valor sustentável para o mercado, sendo, por isso, vital uma aposta na valorização da sua força motriz, “as pessoas”, na qualidade e diferenciação pela inovação de produto/serviço/modelo de negócio, no aumento da eficiência operacional através da inovação de processo e organizacional, digitalização de processos, eliminação de tarefas de valor não acrescentado e consequente redução de custos e erros, bem como, no aumento da capacidade tecnológica e produtiva.

4ª Revolução Industrial

A 4.ª Revolução Industrial implica uma mudança de atitude e a clara perceção que vivemos num mundo global – interligado e radicalmente aberto – onde a única certeza é a incerteza e a fonte adquirida de vantagem competitiva é o conhecimento, estando a informação e as tecnologias acessíveis a todos.

Ignorar esta realidade e bloquear este processo de mudança será certamente um enorme erro.

De notar ainda que, independentemente, da sua dimensão as empresas estão focadas na criação crescente de valor sustentável para o mercado, sendo, por isso, vital uma aposta na valorização da sua força motriz, “as pessoas”, na qualidade e diferenciação pela inovação de produto/serviço/modelo de negócio, no aumento da eficiência operacional através da inovação de processo e organizacional, digitalização de processos, eliminação de tarefas de valor não acrescentado e consequente redução de custos e erros, bem como, no aumento da capacidade tecnológica e produtiva.

A SINMETRO é, sem dúvida, o parceiro certo para o apoiar neste processo de mudança.